ARTE E PROJETOS

2° ANO

 O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO - proposta de ensino.


Conhecer e compreender a importância histórica do Renascimento para o desenvolvimento da civilização ocidental é de fundamental importância para o entendimento das mudanças sociais, culturais e científica ocorridas nesse período. Na construção desse conhecimento partimos da análise do contexto histórico renascentista e centramos nosso foco no estudo das biografias dos principais artistas e na análise de suas mais importantes obras. Nosso planejamento buscou envolver os alunos em diferentes atividades e levá-los a ler, escrever, pesquisar, organizar e executar apresentação de seminários. Incorporamos também uma atividade prática de produção em artes visuais (gravura com isopor) como um dos elementos de critérios para a avaliação da unidade. As atividades de pesquisa e seminários foram desenvolvidas em grupo e os exercícios e a realização e impressão da gravura foram realizadas individualmente. Proposta desenvolvida com a turma DO 2° ANO B do ensino médio.
OBJETIVOS:

GERAL:
•Estudar o Renascimento italiano, especificamente sua produção artística e seus principais artistas.

ESPECÍFICOS:
•Compreender as características e as principais transformações provocadas pelas idéias renascentistas;
•Identificar os ideais renascentistas e relacioná-los as transformações, sociais, culturais e científicas ocorridas no período;
•Pesquisar a vida a obra dos principais artistas renascentistas;
•Realizar seminários para apresentação das pesquisas e análise das informações coletadas.
METODOLOGIA:

Para o conhecimento do renascimento preparamos três atividades de estudo e pesquisa e uma atividade prática de produção em artes visuais relacionada ao renascimento.

TEXTO PARA LEITURA E ANÁLISE:

O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI, influenciando várias regiões da Europa. Com origem no humanismo, a noção de renascimento diz respeito à restauração dos valores do mundo clássico greco-romano.
O ideal de renascentista é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana. A invenção da imprensa contribui para a disseminação de idéias. O espírito de inquietação estende-se à geografia e à cartografia, e o impulso de investigar o mundo leva às grandes navegações e ao descobrimento do Novo Mundo. Como conseqüências, ocorrem progressos técnicos e conceituais, além de questionamentos que abrem caminho para as reformas religiosas.
O humanismo, estudo da antiga cultura greco-romana, está na origem do Renascimento e surge na Itália no século XIV. É favorecido pelo progresso econômico das cidades italianas, dominadas por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Seus principais centros são Florença, Veneza e Roma e os primeiros grandes representantes, Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovanni Boccaccio. O humanismo desenvolve-se de modo notável e atinge o apogeu na Itália, no século XV, em razão de fatores como a proteção dos mecenas (papas, bispos, reis, príncipes e banqueiros que reúnem obras clássicas, amparam os estudiosos da literatura grega e latina, fundam bibliotecas e embelezam seus palácios e igrejas); a fuga dos sábios bizantinos, grandes conhecedores da cultura clássica, para a Itália e a invenção da imprensa. Seus principais nomes nesse período são Erasmo de Roterdã e Thomas Morus (1478-1535).
O Renascimento italiano é favorecido ainda, além dos fatores determinantes do humanismo, por uma tradição clássica, já que o país abrigou o centro do Império Romano, e pelo crescimento econômico das cidades italianas. Grandes mestres do Renascimento italiano são Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano e Tintoretto. Entre os escritores, destaca-se Maquiavel.
O Renascimento marcou o início dos tempos Modernos no plano cultural. Começou nos fins da Idade Média e atingiu a plenitude entre os séculos XV e XVI. A denominação Renascimento foi resultado da preocupação dos homens que viveram esta evolução cultural, em aproximar a sua época da Antigüidade. Consideravam, portanto que a sua época via renascer a cultura antiga, a partir da qual se orientavam, em oposição à cultura medieval, que desprezavam. Julgavam viver um período de luzes depois das “trevas” medievais.
Houve, portanto, um retorno à cultura greco-romana, tanto no plano artístico como na maneira de pensar.
Isso trouxe a redescoberta do valor e das possibilidades do homem, que passou a ser considerado o centro de tudo. Na Idade Média o centro era Deus.
Foi também acentuada a importância do estudo da natureza.
A característica mais marcante do Renascimento foi o seu profundo racionalismo, isto é, a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência, a recusa de acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada. Os métodos experimentais, a observação científica, o desenvolvimento da contabilidade, a organização política racional, que começaram no Renascimento, são exemplos desse racionalismo.
Os artistas de Florença – A maior parte da Itália era dividida em pequenas cidades-estado, governadas por príncipes comerciantes. Esses príncipes não eram filhos de reis, mas de famílias de comerciantes ricos e poderosos. Muitas vezes irrompiam guerras entre eles.
Florença é uma cidade localizada nos montes toscanos, que ficou famosa por toda a Europa por causa dos tecidos que produzia. Uma das famílias mais influentes de Florença, os Médici, queria ser lembrada assim como outras famílias que lá viviam.
Com o progresso das cidades e do comércio, muita gente enriqueceu a ponto de ficar em condições de proteger os artistas e gastar bastante com a Arte; os protetores dos artistas eram chamados mecenas. Estes acabavam conhecidos e respeitados por todos. A Arte os ajudava a conseguir créditos e a divulgar as atividades de suas empresas, contribuindo para o seu progresso.
Como o fato de ser mecenas era sinal de prestígio, o interesse social uniu-se ao econômico e ao político da Itália.
As famílias poderosas convidavam artistas para pintar, esculpir e construir prédios para eles, e Florença tornou-se um centro de atividade artística. Foram criadas escolas de aprendizagem, onde eram lidos os livros dos gregos e dos romanos. Em pouco tempo Florença ficou conhecida como uma nova Roma – o mundo Clássico dos Gregos e Romanos havia renascido.
A perspectiva - Os afrescos, os retábulos e as pinturas decorativas dos palácios eram todos planos e bi-dimensionais. Como pintar o espaço dentro da pintura? Como fazer as coisas perecerem estar à distancia? Os artistas estudaram a ci6encia da perspectiva a fim de fazer suas pinturas parecerem mais realistas – como se houvesse nelas um local tri-dimensional, dando profundidade a pintura.
A Arte que retrata as pessoas e a natureza - A arte não era mais criada somente para louvar a Deus. As pessoas deram a si mesmas uma nova importância no mundo. Os florentinos tentaram mostrar o mundo da beleza, criado por Deus para os seres humanos. A paisagem montanhosa de Toscana, em volta da cidade de Florença e de seu rio, o Arno, foi estudada. A natureza, a aparência e os pensamentos das pessoas também foram estudados.



PROPOSTA DE ATIVIDADES

I – Exercícios para resolução:

1-O que foi o Renascimento cultural e científico?
2-Por que o Humanismo representa uma das principais características do Renascimento?
3-Explique as mudanças:

a-De visão teocêntrica para visão antropocêntrica;
b-De visão geocêntrica para visão heliocêntrica;

4-Quais os principais artistas do Renascimento?
5-Explique o que foi o renascimento cultural e científico?
6-Onde começa o renascimento e qual a importância dos mecenas para o seu desenvolvimento?
7-O que é humanismo e por que ele foi tão valorizado durante o renascimento?
8-Quais as principais características do renascimento?
9-O que foi a reforma protestante e qual o nome do seu líder?
10-Quais as principais transformações provocadas pelo renascimento?
11-Quais as principais características da pintura renascentista?
12-Pesquise e transcreva para seu caderno informações biográficas sobre um artista renascentista? Pesquise também por imagens de obra desse artista.


II - TEMAS PARA PESQUISA


O Renascimento surgiu na Itália, manifestou-se em várias áreas do conhecimento e expandiu-se para outros países. PESQUISE:

1-Renascimento intelectual ou humanismo;
2-Renascimento Científico;
3-Renascimento cultural e artístico;
4-Renascimento nos Países Baixos ( Bélgica e Holanda );
III - SEMINÁRIOS
Roteiro:

a-Dados biográficos, característica pessoal, início da carreira, com quem estudou?
b-Quem o contratava? Tinha ajudantes? Como viviam? Quais as ferramentas de trabalho?
c-Quais as principais obras e onde estão agora?
d-Quais as relações dessas obras com as características da época em que foram feitas? O contexto histórico da produção do artista.
e-Reproduções das principais obras – painel de imagens.

ARTISTAS SELECIONADOS:
 LEONARDO DA VINCI, RAFAEL,BOTTICELLI, MICHELANGELO


       

RAFAEL SANZIO
MICHELANGELO

http://www.infoescola.com/movimentos-culturais/renascimento/exercicios/














3°ANO



Guernica – a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.

Este painel, produzido em 1937, é então exposto em um pavilhão da Exposição Internacional de Paris, no espaço reservado à República Espanhola. Este trabalho é grandioso, em todos os sentidos, tanto na catástrofe bélica que reproduz, quanto no seu tamanho, pois ele mede 350 por 782 cm. Elaborado em tela pintada a óleo, é um símbolo doloroso do terror que pode ser produzido pelas guerras.

Esta obra universal traz em si o impacto provocado por todo e qualquer confronto bélico, não só o vivenciado pelos habitantes de Guernica, destruída pela mortífera aviação alemã comandada pelo nazista Adolf Hitler, aliado do ditador espanhol Francisco Franco. Diretamente atingido pela visão desta violência sem igual, Picasso leva um mês e alguns poucos dias a mais para produzir sua obra-prima, que é concebida depois de não menos que 45 estudos anteriores.

Imediatamente este trabalho assume o caráter de representante artístico universal na condenação deste ato selvagem. As imagens que emanam desta tela transcendem os próprios fatos, alcançando, quase profeticamente, futuros embates que, hoje, se traduzem em guerras que pipocam aqui e ali em áreas que chegam a atuar como cobaias para que novos armamentos sejam testados, principalmente os eficazes bombardeios de saturação.

Picasso concebeu sua obra em preto e branco, com alguns traços amarelados, traduzindo assim os intensos sentimentos que o abalaram na destruição de Guernica, sua rejeição a tamanha violência. Sem dúvida nenhuma constituída em estilo cubista, o pintor nela reproduz o povo, os animais e as construções atingidas pelo bombardeio.

A própria recorrência ao recurso conhecido como ‘collage’ evidencia as intenções emocionais do artista. Ele não cola simplesmente as imagens na tela, mas as pinta, simulando o ato da colagem. Assim ele tece um espaço renovado e original, não obtido por meio de técnicas ilusórias, mas sim pela justaposição de imagens cortadas na perspectiva plana, em tonalidades pretas e cinzas, perpassadas por luzes brancas e amarelas, atingindo a impressão de uma falta completa de cores, que aqui lembram sem dúvida a morte.

O pintor representa em Guernica, com certeza, a dissolução da existência, que se resume a fragmentos, a transformações na anatomia dos seres retratados, de certa forma irreais, mas que ao mesmo tempo transmitem o absurdo significado ou a absoluta falta de sentido da realidade gerada pela guerra.

Este painel, que hoje está exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri, ainda transmite todo terror vivenciado por Picasso e seus contemporâneos durante a Guerra Civil Espanhola. E clama pela construção de um mundo renovado, tecido pela presença constante da paz e da tolerância. Esta obra será eternamente o símbolo da destruição que o Homem pode perpetrar, mas também de seu potencial para o entendimento e a convivência com o Outro.

http://pelotrilhodahistoria.blogspot.com.br/2010/01/os-movimentos-de-vanguarda-na-arte.html

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml

http://www.pitoresco.com/brasil/textos/semana.htm

http://ensinodaarte.webnode.com.br/news/arte-moderna-brasileira/

http://www.smartkids.com.br/especiais/artes-modernismo.html

http://futurismoliteratura.blogspot.com.br/

http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna/exercicios/

http://pt.scribd.com/doc/4791897/ENEM-Amazonas-GPI-Fasciculo-6-O-Mundo-das-Artes-Exercicios-Complementares
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Arte 1° ano


PRÉ-HISTÓRIA arte 1° ano

Questionário

01 – Qual é o período considerado pré-histórico?
02 – Que elementos nos permite estudar o que aconteceu naquele período?
03 – Qual é a divisão da pré-história?
04 – O que é arte rupestre? Como ela era?
05 – Que fatos ocorreram e contribuíram para o surgimento das primeiras
civilizações?
06 – Que metais foram utilizados por elas?
07 – Como eram feitas as pinturas por aquelas civilizações?
08 – Como era o ritmo musical do homem pré-histórico?
09 – Quais são os três períodos da pré-história?
10 – Por que o período Paleolítico é chamado de Idade da Pedra Lascada?
11 – Como era a escultura paleolítica?
12 – Como era chamado o período o período Aleolítico? Por que?
13 – Quais são as principais transformações do período Neolítico?
14 – Qual era a característica da Idade dos Metais?
15 – Qual a importância da metalurgia na Idade dos Metais?
16 – Na evolução da escrita, temos duas fases essenciais. Quais são elas e como eram representadas?

AVALIAÇÃO PRÉ-HISTÓRIA
1. QUAIS SÃO OS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA ARTE?
( A ) PRÉ-HISTÓRIA, IDADE ANTIGA, ID. MÉDIA, ID. MODERNA E ID. CONTEMPORÂNEA
( B ) PRÉ-HISTÓRIA, NEOLÍTICA, PALEOLÍTICA, IDADE DOS METAIS E ESCRITA
( C ) IDADE DOS METAIS, CLÁSSICA, RENASCIMENTO E IDADE MODERNA
2. COMO ESTA DIVIDIDA A PRÉ-HISTÓRIA?
( A ) PALEOLÍTICA NEOLÍTICA IDADE DOS METAIS
( B ) PRÉ-HISTÓRIA, IDADE DOS METAIS E ESCRITA
( C ) APARECIMENTO DO HOMEM, CIDADES-ESTADOS E ESCRITA
3. SABEMOS QUE GRÉCIA, EGITO E ROMA SÃO AS GRANDES CIVILIZAÇÕES QUE
MARCAM O PERÍODO DA:
( A ) PRÉ-HISTÓRIA ( C ) IDADE DOS METAIS
( B ) IDADE ANTIGA ( D ) IDADE MÉDIA
4. LIGUE O CORRESPONDENTE:
( A ) PALEOLÍTICO ( ) METAL
( B ) NEOLÍTICO ( ) PEDRA
( C ) IDADE DOS METAIS ( ) BARRO
5. LIGUE O CORRESPONDENTE:
( A ) NOMADE ( ) IDADE DOS METAIS
( B ) SEDENTARIO ( ) PALEOLÍTICO
( C ) CIDADES-ESTADO ( ) NEOLÍTICO
6. ASSINALE QUAIS SÃO OS MATERIAIS USADOS PELO HOMEM DA PRÉ-HISTÓRIA:
( )ALUMIMIO ( )BARRO ( )GESSO ( )PAPEL ( )
METAL ( )OSSO ( )PEDRA ( )CIMENTO
7. QUAIS SÃO OS MATERIAIS MAIS USADOS PELOS ESCULTORES MODERNOS:
( )OSSO ( )METAL ( )PEDRA ( )BARRO ( )PAPEL
8. SABENDO QUE OS HOMENS DA PRÉ-HISTÓRIA FAZIAM PINTURAS DO MUNDO QUE O
CERCAVAM PODEMOS DIZER QUE SUA ARTE ERA:
( )SURREAL ( )IMAGINATIVA ( )REALISTA ( )ABSTRATA
9. PODEMOS DIZER QUE A ARTE RUPESTRE É:
( A ) PINTURA NO PAPEL ( C ) PINTURA NAS PAREDES DAS CAVERNAS
( B ) PINTURA NO METAL ( D )PINTURA NA MADEIRA
10. A DESCOBERTA DA ESCRITA É UM MARCO QUE SEPARA DOIS PERÍODOS DA
HISTÓRIA. QUAIS SÃO ELES:
( A ) 4.000 A.C. ( C ) ANO DOMINE
( B ) SÉCULO V ( D ) SÉCULO

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http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=45

http://www.historiadaarte.com.br/linha/prehistoria.htmhttp://www.suapesquisa.com/prehistoria/l

http://www.suapesquisa.com/prehistoria/

http://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/a-arte-na-pre-historia.htm

PROJETO CORDEL

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ENEM Amazonas GPI Fascículo 6 – O Mundo das Artes - Exercícios Complementares

EXERCÍCIOS SOBRE A SEMANA DE ARTE MODERNA.
Semana da Arte Moderna
Exercício 1
(UDESC 2010) A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das grandes aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem, contudo, perder o caráter nacional; para isso contou com a participação de escritores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Analise as proposições em relação à Semana da Arte Moderna, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
( ) A exposição da artista plástica Anita Malfatti representou um marco para o modernismo brasileiro; suas obras apresentavam tendências vanguardistas europeias, o que de certa forma chocou grande parte do público; foi criticada pela corrente conservadora, mas despertou os jovens para a renovação da arte brasileira.
( ) O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural "A emoção estética na Arte Moderna"; em seguida, apresentou suas obras Paulicéia desvairada e Amar, verbo intransitivo.
( ) O maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais importantes
e atuantes participantes da Semana; neste ano comemoram-se 50 anos de sua morte.
( ) As esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade, foram um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas públicas mais admiradas em São Paulo.
Exercício 2
O movimento modernista de 1922, iniciado com a semana da "Arte Moderna" em São Paulo, foi muito importante para as novas concepções artísticas e intelectuais do Brasil e caracterizou-se como :
a) movimento intelectual e artístico organizado pela jovem intelectualidade brasileira, que rompeu com a repressão ideológica dominante nas artes, com o objetivo de rever a cultura do país e valorizar, através das artes em geral, componentes nacionais e autenticamente brasileiros.
b) movimento cultural organizado pelos artistas paulistanos em protesto contra a grande influência da cultura norte-americana no Brasil, caracterizada pelo "way of life" que predominava entre os artistas plásticos
c) movimento cultural organizado pelos jornalistas de São Paulo contra a repressão política predominante na República Velha, que implicou o fechamento de vários jornais e agências de rádio, promovendo grande insatisfação na classe jornalística
d) movimento artístico que divulgou o cinema novo, tendo a temática social como o centro das atenções de cineastas e teatrólogos, que rompem com a linguagem convencional e retratam a realidade brasileira
e) movimento cultural que divulgou a moderna arquitetura brasileira que, por intermédio de Oscar Niemeyer, se tornava uma arte internacionalmente famosa.
Exercício 3
A Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, em São Paulo, é um marco da cultura brasileira. Dela, pode-se dizer, em linhas gerais, que foi um movimento:
a) artisticamente conservador, que valorizou os padrões clássicos da arte, sobretudo na pintura e na escultura.
b) esteticamente transgressor, comprometido com uma produção cultural que procurava refletir as condições brasileiras.
c) politicamente revolucionário, que defendia a substituição da República Velha por um regime político renovado, preferencialmente com tons socialistas.
d) literariamente fraco, não conseguindo promover o surgimento de escritores que renovassem prosa e verso existentes no país.
e) entusiasticamente recebido pelo grande público, mas simplesmente ignorado por parte das elites brasileiras, especialmente pela paulistana.
Exercício 4
Um grande marco na história da arte brasileira foi a Semana de Arte Moderna de 22. Podemos considerar correto que:

a) Os principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna foram Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Pedro Américo, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
b) Di Cavalcanti participou do evento com a obra "Aba Puru", uma exaltação à mulata e à vida popular
carioca.
c) A Semana de Arte Moderna, que ocorreu em fevereiro de 1922, representou um grande painel da nova arte produzida no Brasil nas áreas de artes plásticas, música, dança, letras e arquitetura.
d) Antônio Francisco Lisboa é um grande representante da Semana de Arte Moderna por suas esculturas em madeira e pedra-sabão.

5.O movimento artístico-literário que mobilizou parcela significativa da
intelectualidade brasileira durante a década de 1920 e procurou romper com os
padrões europeus da criação tinha como proposta:
a) A tentativa de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente nas
diferentes formas de manifestação artística.
b) A tentativa de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do índio
brasileiro.
c) A valorização do passado colonial, ressaltada a influencia portuguesa sobre a nossa
sintaxe.
d) A tentativa de constituição, no campo das artes, da problemática da nacionalidade,
ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro.
e) A desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos
brasileiros.

Leia o texto abaixo para responder às questões 6 e 7.
“Houve um fenômeno de democratização estética nas cinco partes sábias do
mundo. Instituíra-se o naturalismo. Copiar. Quadro de carneiros que não fosse de lã
mesmo, não prestava. [...] Veio a pirogravura. As meninas de todos os lares ficaram
artistas. Apareceu a máquina fotográfica. E com todas as prerrogativas do cabelo
grande, da caspa e da misteriosa genialidade de olho virado o artista fotógrafo.
Só não se inventou uma máquina de fazer versos já havia o poeta parnasiano.
Oswald de Andrade. Manifesto da Poesia Pau-Brasil.

6. (Mackenzie-SP) No texto, o autor:
a) critica a estética naturalista, já que esta subordina os dados da observação da
realidade aos do imaginário artístico.
b) apóia a democratização estética, especialmente pelo fato de possibilitar que todos
façam arte.
c) vê no artista fotógrafo a grande renovação da arte do século XX.
d) considera os parnasianos como artífices do verso e, portanto, como autênticos
criadores de poesia.
e) critica algumas manifestações estéticas devido à falta de criatividade artística que
revelam.

7. (Mackenzie-SP) Com base no texto, considere as seguintes afirmações sobre
traços estilísticos significativos da geração literária do autor.
I. Sintaxe que dispensa nexos conjuntivos explícitos.
II. Frases curtas e elípticas, que imprimem ritmo mais dinâmico ao texto.
III. Linguagem irreverente e irônica, como forma de contestar valores da elite
burguesa.
Assinale:
a) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
b) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações II e II estiveram corretas.
d) se apenas a afirmação III estiver correta.
e) se todas as afirmações estiverem corretas.

8.“Poética, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento
modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora crítica e propostas que
representam o pensamento estático predominante na época.
Com base no poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:
a) critica o lirismo louco do movimento modernista.
b) critica todo e qualquer lirismo na Literatura.
c) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico.
d) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
e) propõe a criação de um novo lirismo.
9. U. F. Rio Grande-RS O Modernismo Brasileiro, através de seus autores mais
representativos na Semana de Arte Moderna, propôs:
a) o apego às normas clássicas oriundas do neoclassicismo mineiro.
b) a ruptura com as vanguardas européias, tais como o futurismo e o dadaísmo.
c) uma literatura que investisse na idealização da figura indígena como ancestral do
brasileiro.
d) a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica.
e) a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros.

10.O poema que se segue apresenta algumas das
reivindicações básicas do Modernismo Brasileiro. Leia-o com atenção para responder às questões propostas, colocando Verdadeiro (V) ou Falso (F).

“Manuel Bandeira — Poética”

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
manifestações de
[apreço ao sr. diretor
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um
vocábulo.
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo.
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem
modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.”

( ) Nesse texto Manuel Bandeira se opõe à perfeição formal do Parnasianismo, ao
purismo que freia a liberdade criadora do artista e o afasta de sua inspiração,
para preocupar- se com aspectos alheios ao poema.
( ) O poema é expressamente uma reivindicação de uma linguagem preciosa, elegante
e rara para a arte literária.
( ) Em relação ao Modernismo Brasileiro, pode-se afirmar que, passados o entusiasmo
e o dinamismo, de que dão mostras os versos de Manuel Bandeira, a nossa
literatura se acomodou a um lirismo comedido, metrificado, de rimas raras.
( ) Nestes versos “Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o
cunho vernáculo de um vocábulo” (v.5, v.6), Manuel Bandeira se opõe ao purismo
parnasiano, que não admitia o uso de estrangeirismos e de vulgarismos.
( ) Os versos “Quero antes o lirismo dos loucos / O lirismo dos bêbados / o lirismo difícil e pungente dos bêbados / O lirismo dos clowns de Shakespeare /Não quero mais saber do lirismo que não é libertação” (v.21 - v.25) apresentam
relações com as propostas do Surrealismo, pois exaltam o lirismo nascido do
inconsciente.

Responda às questões.
a) Com que intenção foi organizada a Semana de Arte Moderna de 1922?
b) A Semana de Arte Moderna chegou a alcançar seus objetivos?