Literatura Modernista Modernismo 2ª fase (1930-1945)
CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS:
* Iniciou com o livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade.
* Aprofundou os ideais e propostas da 1ª fase.
* Verso livre.
* Poesia sintética.
* Questionamento da Realidade.
* Busca o “eu indivíduo” e o seu “estar no mundo”.
* Investigação do papel do artista.
* Metalinguagem.
* Corrente mais intimista e espiritualizada.
* Evidencia-se a fragilidade do Eu.
* Domínio da prosa com o Romance regionalista nordestino, social e politicamente engajado.
POETAS DO MODERNISMO 2ª FASE
I - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:
a-) Temas específicos: o indivíduo; a terra natal; a família; os amigos; o social; o amor; a própria poesia; exercícios lúdicos com a poesia; visão de existência.
b-) Características:
* 1925 - 1940: Poesia irônica; humor; saudosismo; individualismo; contempla o mundo e a si mesmo. Obras: Alguma Poesia; Brejo das Almas e Sentimento de Mundo
* 1941 - 1945: Poesia social; guerra; ditadura; denúncias; a metalinguagem.
*
Obras: A Rosa do Povo; poemas José e A Procura da Poesia.
* 1946 - 1958: Poesia metafísica; ideologia; negativismo; descrença.
*
Obras: Poesia até Agora; Claro Enigma e Fazendeiro do Ar.
* 1962 - 1968: Poesia objectual; liberdade poética; atitude lúdica; o prosaico; o irônico; poesia experimental. Obra: Lição de coisas.
* 1968 - 1987: Últimas obras: certo erotismo e ecletismo.
*
Obra: Boi tempo; entre outras.
II- CECÍLIA MEIRELES
a-) temas específicos: a solidão; o amor perdido; a saudade; o espaço; o oceano; temas históricos; a fugacidade do tempo; a fragilidade do ser humano; os desacertos dos homens; o isolamento; a sombra; o nada.
b-) Características:
* Escreve obras em poesia, prosa e também traduções.
* Influência simbolista (neo-simbolismo).
* Uso de lirismo.
* Ceticismo e melancolia.
* Musicalidade como apoio para seus lamentos.
* Versos curtos e com ritmo.
* Jogo de imagens, sons e cores.
* Subjetivismo.
* Corrente espiritualista do Modernismo.
c-) Algumas obras:
* Espectros (1919)
* Viagem (1939)
* Vaga Música (1942)
* Mar Absoluto (1945)
* Romanceiro da Inconfidência (1953)
* A Rosa (1957)
* etc.
III) VINICIUS DE MORAES
a-) Temas específicos: espiritualidade; amor platônico; amor real; a mulher; a sensualidade.
b-) Características:
* Transcendental e místico numa 1ª fase.
* Versos mais longos e melancólicos.
* Proximidade com o mundo material; 2ª fase.
* Versos mais curtos; sonetos; às vezes um modelo de Camões; versos decassílabos e alexandrinos.
* Antíteses e paradoxos.
* Letras de músicas e criação de histórias infantis.
c-) Algumas obras:
* O Caminho para a distância (1933)
* Ariana, a mulher (1936)
* Novos Poemas (1938)
* Cinco Elegias (1943)
* Arca de Noé (1970)
* etc.
PROSA DO MODERNISMO 2ª FASE
I ) JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA
* A Bagaceira, 1928 ? início da corrente regionalista nordestina. Retrata a vida dos engenhos de cana-de-açúcar, os retirantes, a seca.
* Valores morais do homem nordestino.
II) RACHEL DE QUEIRÓS
* Falou do Ceará; da seca; do povo que lá vive; da Terra.
* O Quinze, 1930: o tema é a grande seca de 1915; aspecto social junto com aspecto psicológico.
III) JOSÉ LINS DO REGO
* Decadência dos engenhos desmantelados pelas usinas.
* Ciclo da cana-de-açúcar: sua vivência no engenho.
* O narrador de Menino de Engenho é o reflexo do próprio autor em alguns momentos.
* Em 1943, o autor publica Fogo Morto, sintetiza o ciclo e conta a história de um engenho chamado Santa Fé.
IV) JORGE AMADO
* Regionalismo baiano, zonas rurais do cacau e zona urbana de Salvador.
* Tipos marginalizados.
* Análise da sociedade.
* Utilização em suas obras da “fala do povo”.
*
a) Romances Proletários: mostram a vida em Salvador com um retrato social - Suor, O País do Carnaval e Capitães de
Areia.
b) Ciclo do Cacau: a vida nas fazendas nas regiões de Ilhéus e Itabuna - Cacau, Terras do Sem-Fim, São Jorge dos
Ilhéus.
c) Crônicas de Costumes e depoimentos líricos: novelas, romances com temáticas amorosas. - Mar Morto, Gabriela
Cravo e Canela, A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água.
V) GRACILIANO RAMOS
* Início do trabalho com a publicação de Caetés (1933).
* Atividades subversivas; preso político ? Memórias do Cárcere.
* Viagem aos países socialistas ? Viagem.
* Clima de tensão; relações do homem com o meio natural; meio social.
* Final trágico: o suicídio.
* O homem muitas vezes se animaliza.
* A seca, os retirantes, a vida na caatinga.
*
a) Romances em 1ª pessoa: Caetés, São Bernardo e Angústia: pesquisa da alma humana com análise da sociedade.
b) Romances em 3ª pessoa: Vidas Secas: visão distanciada da realidade com enfoque nos diversos modos de ser.
c) Autobiografias: Infância e Memórias do Cárcere: o autor problematiza a si mesmo com temática humana.
* Iniciou com o livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade.
* Aprofundou os ideais e propostas da 1ª fase.
* Verso livre.
* Poesia sintética.
* Questionamento da Realidade.
* Busca o “eu indivíduo” e o seu “estar no mundo”.
* Investigação do papel do artista.
* Metalinguagem.
* Corrente mais intimista e espiritualizada.
* Evidencia-se a fragilidade do Eu.
* Domínio da prosa com o Romance regionalista nordestino, social e politicamente engajado.
POETAS DO MODERNISMO 2ª FASE
I - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:
a-) Temas específicos: o indivíduo; a terra natal; a família; os amigos; o social; o amor; a própria poesia; exercícios lúdicos com a poesia; visão de existência.
b-) Características:
* 1925 - 1940: Poesia irônica; humor; saudosismo; individualismo; contempla o mundo e a si mesmo. Obras: Alguma Poesia; Brejo das Almas e Sentimento de Mundo
* 1941 - 1945: Poesia social; guerra; ditadura; denúncias; a metalinguagem.
*
Obras: A Rosa do Povo; poemas José e A Procura da Poesia.
* 1946 - 1958: Poesia metafísica; ideologia; negativismo; descrença.
*
Obras: Poesia até Agora; Claro Enigma e Fazendeiro do Ar.
* 1962 - 1968: Poesia objectual; liberdade poética; atitude lúdica; o prosaico; o irônico; poesia experimental. Obra: Lição de coisas.
* 1968 - 1987: Últimas obras: certo erotismo e ecletismo.
*
Obra: Boi tempo; entre outras.
II- CECÍLIA MEIRELES
a-) temas específicos: a solidão; o amor perdido; a saudade; o espaço; o oceano; temas históricos; a fugacidade do tempo; a fragilidade do ser humano; os desacertos dos homens; o isolamento; a sombra; o nada.
b-) Características:
* Escreve obras em poesia, prosa e também traduções.
* Influência simbolista (neo-simbolismo).
* Uso de lirismo.
* Ceticismo e melancolia.
* Musicalidade como apoio para seus lamentos.
* Versos curtos e com ritmo.
* Jogo de imagens, sons e cores.
* Subjetivismo.
* Corrente espiritualista do Modernismo.
c-) Algumas obras:
* Espectros (1919)
* Viagem (1939)
* Vaga Música (1942)
* Mar Absoluto (1945)
* Romanceiro da Inconfidência (1953)
* A Rosa (1957)
* etc.
III) VINICIUS DE MORAES
a-) Temas específicos: espiritualidade; amor platônico; amor real; a mulher; a sensualidade.
b-) Características:
* Transcendental e místico numa 1ª fase.
* Versos mais longos e melancólicos.
* Proximidade com o mundo material; 2ª fase.
* Versos mais curtos; sonetos; às vezes um modelo de Camões; versos decassílabos e alexandrinos.
* Antíteses e paradoxos.
* Letras de músicas e criação de histórias infantis.
c-) Algumas obras:
* O Caminho para a distância (1933)
* Ariana, a mulher (1936)
* Novos Poemas (1938)
* Cinco Elegias (1943)
* Arca de Noé (1970)
* etc.
PROSA DO MODERNISMO 2ª FASE
I ) JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA
* A Bagaceira, 1928 ? início da corrente regionalista nordestina. Retrata a vida dos engenhos de cana-de-açúcar, os retirantes, a seca.
* Valores morais do homem nordestino.
II) RACHEL DE QUEIRÓS
* Falou do Ceará; da seca; do povo que lá vive; da Terra.
* O Quinze, 1930: o tema é a grande seca de 1915; aspecto social junto com aspecto psicológico.
III) JOSÉ LINS DO REGO
* Decadência dos engenhos desmantelados pelas usinas.
* Ciclo da cana-de-açúcar: sua vivência no engenho.
* O narrador de Menino de Engenho é o reflexo do próprio autor em alguns momentos.
* Em 1943, o autor publica Fogo Morto, sintetiza o ciclo e conta a história de um engenho chamado Santa Fé.
IV) JORGE AMADO
* Regionalismo baiano, zonas rurais do cacau e zona urbana de Salvador.
* Tipos marginalizados.
* Análise da sociedade.
* Utilização em suas obras da “fala do povo”.
*
a) Romances Proletários: mostram a vida em Salvador com um retrato social - Suor, O País do Carnaval e Capitães de
Areia.
b) Ciclo do Cacau: a vida nas fazendas nas regiões de Ilhéus e Itabuna - Cacau, Terras do Sem-Fim, São Jorge dos
Ilhéus.
c) Crônicas de Costumes e depoimentos líricos: novelas, romances com temáticas amorosas. - Mar Morto, Gabriela
Cravo e Canela, A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água.
V) GRACILIANO RAMOS
* Início do trabalho com a publicação de Caetés (1933).
* Atividades subversivas; preso político ? Memórias do Cárcere.
* Viagem aos países socialistas ? Viagem.
* Clima de tensão; relações do homem com o meio natural; meio social.
* Final trágico: o suicídio.
* O homem muitas vezes se animaliza.
* A seca, os retirantes, a vida na caatinga.
*
a) Romances em 1ª pessoa: Caetés, São Bernardo e Angústia: pesquisa da alma humana com análise da sociedade.
b) Romances em 3ª pessoa: Vidas Secas: visão distanciada da realidade com enfoque nos diversos modos de ser.
c) Autobiografias: Infância e Memórias do Cárcere: o autor problematiza a si mesmo com temática humana.
http://cafelivroearte.blogspot.com.br/2012/03/literatura-modernista-modernismo-2-fase.htmll
http://estacaodoconhecimento.com.br/bd/download/Aula%2024%20-%20Modernismo%20no%20Brasil%20-%202__%20fase%20(poesia).pdf
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/literatura-modernismo-10-questoes-521349.shtml
Uso do porque
POR QUE
• Perguntas (ex: por que foi?)
• Finalidade/motivo = “pelo qual”, “por qual” (ex: não sei por que ele fez isso, por que os sinos dobram, por que haja menos fome)
POR QUE
• Final de frase
• Antes de pontuação (ex: fui, por quê?)
PORQUE
• Resposta = “pois”, “visto que”, “para que”: (ex: fiz porque quis)
PORQUÊ
• “O porquê” (ex: não sei o porquê disso tudo)
Atividades
1. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:
- A maioria da população ainda não sabe ___________ está sem TV.
- Não há ___________ ser feliz, se não for por um grande amor.
- A falta de imagens nas TVs é um dos ___________ de muitos habitantes de Pinhalzinho dormirem mais cedo.
- ___________toda razão, toda palavra, vale nada quando chega o amor. (Caetano Veloso)
a) por que – por que- por quê - porque
b) por que – porque- por quê – por que
c) porque – porque- por que – por quê
d) por que – por quê- porquês – porque
e) por que – por que- porquês – porque
1ª) MAS é conjunção adversativa (= porém, contudo, todavia, entretanto…): “O dia estava lindíssimo, MAS não pude ir à praia.”• Perguntas (ex: por que foi?)
• Finalidade/motivo = “pelo qual”, “por qual” (ex: não sei por que ele fez isso, por que os sinos dobram, por que haja menos fome)
POR QUE
• Final de frase
• Antes de pontuação (ex: fui, por quê?)
PORQUE
• Resposta = “pois”, “visto que”, “para que”: (ex: fiz porque quis)
PORQUÊ
• “O porquê” (ex: não sei o porquê disso tudo)
Atividades
1. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:
- A maioria da população ainda não sabe ___________ está sem TV.
- Não há ___________ ser feliz, se não for por um grande amor.
- A falta de imagens nas TVs é um dos ___________ de muitos habitantes de Pinhalzinho dormirem mais cedo.
- ___________toda razão, toda palavra, vale nada quando chega o amor. (Caetano Veloso)
a) por que – por que- por quê - porque
b) por que – porque- por quê – por que
c) porque – porque- por que – por quê
d) por que – por quê- porquês – porque
e) por que – por que- porquês – porque
2ª) MAIS é advérbio de intensidade ou pronome indefinido (= é o contrário de MENOS): “Ela falava MAIS que todos nós juntos”; “MAIS ação e menos discursos”.
3ª) MÁS é adjetivo (= plural de MÁ e o contrário de BOAS): “Cuidado com as MÁS línguas”.
mau, mal/ há, a/ onde, aonde
Como empregar?
O Há pode ser ultilizado com função de tempo decorrido:
Ex: Há dois meses, eu o vi no aeroporto de Guarulhos.
Por isso não se pode usar “atrás” – tornando a frase um pleonasmo, pois o Há e o atrás têm o memso significado (tempo decorrido).
Há também pode ser utilizado no sentido de Existir…
Ex: Há dois rapazes ali!
Poderia ficar: Existem dois rapazes ali.
O A é ultilizado na função de ARTIGO. Artigo é a palavra que antecede o substantivo, podendo ser definido(o, a, os, as) ou indefinido (um, uma, uns, umas).
MAL é o contrário de BEM e MAU o contrário de BOM.
Mal pode aparecer como:
- Advérbio - Neste caso ele é invariável – O jogador foi mal recebido.
- Substantivo - Varia em número – Há males que vêm para o bem.
Mau ocorre como:
- Adjetivo - Varia em gênero e número – Não eram maus alunos, somente tinham dificuldade em assimilar.
- Palavra substantivada - Os bons vencerão os maus.
Onde = “em que lugar”. Indica permanência, lugar sem movimento.
Aonde = “a que lugar”, “para que lugar”. É usado com verbos de movimento.
Ex:
Onde estão as chaves? (Em que lugar estão as chaves?)
Aonde você vai? (A que lugar você vai?)
A mesma regra aplica-se em frases que não sejam interrogativas e nas quais “onde” e “aonde” têm um valor de pronome relativo.
As chaves estão no mesmo lugar onde sempre ficam. (= no lugar em que)
O lugar aonde vou não te diz respeito. (= ao qual)
Exercícios
1- Complete as lacunas com mau ou mal, corretamente:
a) O aluno …… vai ….. na prova.
b) Mas que sapato …… feito!
c) O lobo ….. foi …… educado.
d) Ela foi ….. em todas as provas.
e) Procure nunca fazer o ……., para não se tornar um ….. homem.
2- Complete com há ou a:
a) O livro chegou ….. um mês?
b) ….. dias ele está viajando?
c) Partirei daqui ….. uma semana.
d) Não tiro férias há muito tempo.
e) Daqui ….. três dias, verei um amigo que conheço ….. vinte anos.
3- Utilize onde ou aonde:
a) Não sei mais ……. te procurar.
b) Já fui diversas vezes ao lugar ……. você irá.
c) …… estou?
d) …… você quer chegar?
e) …… você estava?
f) …… você irá?
g) …… você mora?
h) …… você reside?
i) Esta é a casa …… moro.
j) Aquela é a escola …… irei.
MODERNISMO
1. Por que os artistas do Modernismo brasileiro escolheram realizar a Semana da Arte Moderna no ano de 1922? Qual o fato histórico marcante para o país nesse mesmo ano?
2. Qual o significado da proposta feita pelos escritores modernistas, denominada “palavras em liberdade”?
3. De que maneira os artistas modernos representam o tema chamado urbanismo ou modernidade?
4. Explique o significado da expressão verso livre.
5. Que característica introduzida pelos escritores românticos brasileiros é retomada pelos modernistas?
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/literatura-romantismo-10-questoes-598467.shtml
1. (Cescem) - A visão do mundo, nostálgica nos românticos, explica-se:
a) Pelas ínúmeras guerras havidas na época do Romantismo.
b) Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira.
c) Pelo descontentemanto da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia, que ainda não havia assumido ou que tivesse ficado à margem dele.
d) Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
e) N.d.a
2) (PUC - RS) - De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e "o poema começa onde começa a inspiração e termina onde termina esta".
c) A visão do mundo romântica é centrada no sujeito, no "eu" do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) N.d.a
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e "o poema começa onde começa a inspiração e termina onde termina esta".
c) A visão do mundo romântica é centrada no sujeito, no "eu" do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) N.d.a
3) (Brasíl - DF) - "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes
Embuçado no céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde estás, senhor Deus?..."
Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes
Embuçado no céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
a) Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
b) Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
c) Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
d) Epopéia romântica da corrente indianista.
e) Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.
a) Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
b) Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
c) Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
d) Epopéia romântica da corrente indianista.
e) Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.
4) (UFPR) - Não é próprio do Romantismo:
a) Valorizar o indivíduo, o seu mundo interior, os seus sentimentos;
b) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
c) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
d) Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
e) Valorizar temas fúnebres e soturnos.
a) Valorizar o indivíduo, o seu mundo interior, os seus sentimentos;
b) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
c) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
d) Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
e) Valorizar temas fúnebres e soturnos.
Numeral e artigo
1. Compare as frases a seguir e explique a diferença de significado entre elas.
a) O menino come sempre toda a comida.
O menino come sempre toda comida.
b) A menina fez o bolo.
Uma menina fez um bolo.
2. Qual a função dos artigos em destaque nas frases abaixo: Substantivar, Expressar familiaridade/intimidade ou Determinar um ser especificado?
a) Acabou de voltar das férias o João.
b) Na praia, o dançar das ondas embala o turista.
c) Está na cidade a Suzete que foi muito amiga de sua tia Eloísa.
d) O até expressa limite espacial e temporal.
3. Classifique os numerais destacados em cardinal, ordinal, fracionário ou multiplicativo:
a) Os quíntuplos nasceram saudáveis.
b) Estava com tanta sede que tomei sozinho um litro e meio de água em poucos minutos.
c) Com a promoção, Maria João começou a ganhar o triplo do que ganhava.
d) Dois terços do lago ficou turvo.
e) A segunda
3º ANO Literatura
http://www.sandralamego.com/literatura/atividadesrevisando-a-fase-pre-modernista-e-o-modernismo-brasileiro/#ixzz1sGbEJSp1
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simulado_do_spaece_portugues_BLOCO2.htm
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simulado_do_spaece_portugues_BLOCO2.htm
ROMANTISMO
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.
2.Quanto ao gênero, os adjetivos carioca, breve e só:
a) São todos comparativos.
b) São todos uniformes.
c) São uniformes os dois primeiros, e biformes o último.
d) São todos relativos.
e) São todos uniformes, assim como o adjetivo histórico.
3.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.
4.Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)
5.Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal
1.O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:
A. Está chovendo bastante.
B. Ele é um bom funcionário.
C. João Brandão é mais dedicado que o vigia.
D. Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
E. João Brandão foi tremendamente inocente.
B. Ele é um bom funcionário.
C. João Brandão é mais dedicado que o vigia.
D. Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
E. João Brandão foi tremendamente inocente.
2.Assinale a alternativa onde a palavra grifada não se classifica como adjetivo:
a) Seus olhos tinham o mesmo brilho úmido das uvas.
b) A exemplar poupava-lhe os dissabores.
c) Não faz mal - respondeu-lhe o Diretor.
d) Seja breve.e) Esperaram juntos no topo da escada.
a) Seus olhos tinham o mesmo brilho úmido das uvas.
b) A exemplar poupava-lhe os dissabores.
c) Não faz mal - respondeu-lhe o Diretor.
d) Seja breve.e) Esperaram juntos no topo da escada.
“Um mundo de valores no ar flutua...” (Raimundo Correia
3.Assinale a classificação correta da palavra grifada:
a) pronome indefinido; b) numeral cardinal;
c) artigo indefinido; d) numeral ordinal.
a) pronome indefinido; b) numeral cardinal;
c) artigo indefinido; d) numeral ordinal.
4. A classe dos termos sublinhados foi indicada corretamente em todas as opções, exceto em:
a) "Só o que varia é a inflexão da voz." (artigo indefinido)
b) "Uma conversa e sempre com hora marcada." (adjetivo)
c) "Olha, aquele meu quisto no braço direito que nós íamos tirar hoje?" (possessivo)
d) "Uma operação certamente durará horas e os resultados são incertos." (substantivo)
e) "Melhor se preparar para o pior." (pronome)
a) "Só o que varia é a inflexão da voz." (artigo indefinido)
b) "Uma conversa e sempre com hora marcada." (adjetivo)
c) "Olha, aquele meu quisto no braço direito que nós íamos tirar hoje?" (possessivo)
d) "Uma operação certamente durará horas e os resultados são incertos." (substantivo)
e) "Melhor se preparar para o pior." (pronome)
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
Transformar Discurso Direto em Discurso Indireto é um exercício comum nas primeiras aulas de redação. Não é simplesmente um exercício de reescrita, pois exige do aluno conhecimentos sobre pontuação, tempos verbais, advérbios, pronomes demonstrativos… Esse recurso é usado quando se quer reproduzir uma determinada fala da personagem num “momento posterior”. Veja um exemplo simples dessa transformação:
Ex.: Carlos, todo animado, falou para sua mãe:
_ Mãe, ganhei $ 0,16 no adsense. Posso fazer uma prestação nas casas Bahia?
_ Acorda pra vida, blogueiro de meia pataca! – disse sua mãe.
_ Mãe, ganhei $ 0,16 no adsense. Posso fazer uma prestação nas casas Bahia?
_ Acorda pra vida, blogueiro de meia pataca! – disse sua mãe.
Vejam agora no discurso indireto:
Carlos, todo animado, falou para sua mãe que havia ganhado $ 0,16 no adsense e se poderia fazer uma prestação nas casas Bahia. Sua mãe, chamando-o de blogueiro de meia pataca, mandou-o acordar pra vida.
Entenderam? Agora é só fazer os Exercícios de Transformação de Discurso Direto em Discurso Indireto (e vice-versa) logo abaixo.
1. Reescreva os textos seguintes na forma de diálogo, ou seja, usando o discurso direto.
a) Katia perguntou a sua prima se ela iria sair de casa à noite. Sua prima disse que não porque iria estudar.
b) Marcos disse a sua mãe que estava cansado. Ela recomendou-lhe que dormisse mais cedo e não ficasse tanto tempo no computador.
2. Os textos abaixo estão no discurso direto. Reescreva-os no discurso indireto.
a) Fernando reclamou para sua mãe:
- Que fome!
Sua mãe retrucou:
- Calma, garoto! O Almoço está quase pronto!
b) A médica perguntou:
- Joana, você tomou todos os remédios?
Joana respondeu:
- Sim, doutora! Estou me sentindo bem melhor!
1° ANO
Exercícios Sobre Noções de Versificação
01 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um decassílabo sáfico.
(A) fruto, depois de ser semente humilde e flor,
Na alta árvore nutriz da vida, amadureço.
(B) A dor de quem recorda os tempos idos
Fere como um punhal envenenado
(C) Já a lágrima triste choraram teus filhos.
Teus filhos que choram tão grande tardança
(D) Índio gigante adormecerá um dia.
Junto aos Andes por terra era prostrado.
02 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um alexandrino.
03 - (FUVEST) Colar de Carolina
Com seu colar de coral,
Carolina
Corre por entre as colunas
Da colina
O colar de Carolina
Colore o colo de cal,
Torna corada a menina
E o sol, vendo aquela cor
Do colar de Carolina
Põe coroas de coral
Nas colunas da colina
Pode-se afirmar a respeito do texto:
(a) São versos para crianças, tratando-se portanto, de literatura de caráter didático.
(b) todas as palavras estão empregadas em sentido denotativo, o que por vezes acontece em textos poéticos.
(c) Os versos não têm valor estético porque não exprimem um pensamento profundo.
(d) As sonoridades dos vocábulos foram habilmente manipuladas, o que revela o virtuosismo do autor.
(e) É uma composição tipicamente modernista, visto que os versos não têm medida certa nem rima.
04 - (FACULDADES OBJETIVO) CANÇÃO AMIGA
Eu preparo uma canção
Em que minha mãe se reconheça,
Todas as mães se reconheçam
E que fale com dois olhos
Caminho por uma rua
Que passa em muitos países
Se não me vêem, eu vejo
E saúdo velhos amigos
Eu distribuo um segredo
Como quem ama ou sorri
Dois carinhos se procuram
Minha vida, nossa vida
Formam um só diamente.
Aprendi novas palavras
E tornei outro mais belas.
Eu preparo um canção
Que faça acordar os homens
E adormecer as crianças.
(Carlos Drummond de Andrade)
Observando a métrica do texto proposto, conclui-se que predominam versos:
a)hexassílabos
b) octossílabos
c)decassílabos
d)heptassílabos
e)eneassílabos
05 - (FMU) "De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encanto mais meu pensamento".
(Soneto da Felicidade - Vinícius de Morais)
Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima
a) é obrigatoriamente de quatro versos.
b) pode ser de três ou quatro versos
c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos
d) necessita de outra estrofe de quatro versos par terminar a poesia
e) necessita de outra estrofes de três versos para terminar a poesia.
06 - No texto acima o:
a) primeiro verso é esdrúxulo
b) segundo verso é branco
c) terceiro verso é livre
d) terceiro verso é agudo
e) quarto verso é grave
07 - Na estrofe acima há:
a) Quatro versos alexandrinos graves;
b) Quatro versos alexandrinos agudo
c) Quatro versos alexandrino trimétricos;
d) Quatro versos de onze ou treze sílabas;
e) Temos versos decassilábos
ASSSOCIE as expressões de 8 a12 com as altenativas abaixo:
a) há aliteração
b) há zeugma
c) há conversão
d) há anáfora
e) há hipérobole
08 - Em:
"Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigada me vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada.
E a alma de sonhos povoada eu tinha
(Billac)
09 - Em
"Rios te correrão dos olhos."
(Billac)
10 - Em
"Ringe e range, roupenha, a rígida moenda".
(Costa e Silva)
11 - Em:
Creio num deus moderno,
um deus sem piedade
um deus moderno, deus de guerra e não de paz.
(Dante milano)
12 - Em:
O mar é - lago sereno
o céu _ um manto azulado
(Casimiro de Abreu)
13 - (ABC) Mário de Andrade no PREFÁCIO INTERESSANTÍSSIMO diz haver dois sistema de compor versos:
O melódico e o harmônico. Pelo primeiro, que teria vigorado até Paraíso, o verso não passa de "arabesco horizontal de vozes (sons) consecutivas, contendo pensamento inteligível"; por exemplo este passo de Bilac:"
Mnezarete, a divina, a pálida Frinéia.
Compare ante a austera e rígida assembléia
Do Aeópago supremo...
Pelo segundo (harmônico o verso organiza-se com "palavras sem ligação imediata entre si: estas palavras, pelo fato mesmo não se seguirem intelectual, gramaticalmente, se sobrepõem umas às outras, para a nossa sensação, formando, não mais melodias, mas hamonias "
Assim temos
Arroubos......Lutas......Setas......Cantigs...Povoar
De acordo com o texto identifique a ocorrência de versos harmônicos nos textos abaixo:
a)Era uma vez um rio...
Porém os Borbas-Gatos dos ultra nacionais experimente!
b)Sentimento em mim do asperamente dos homens das primeiras eras...
c) E os bondes riscam como um fogo de artifício.
d) Fora os que algarismam os amanhãs!
e) Risadas.
Chamadas.
Cigarros acessos."
3°ANO1. O ÚLTIMO POEMA
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples
[ e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os
[ diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem
[ explicação.
(MANUEL BANDEIRA, 'Libertinagem')
2.Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é:
a) a aspiração a uma poesia pura e lapidar, afastada da vida.
b) a autodestruição da poesia em um meio hostil à arte.
c) a verificação da inutilidade da poesia diante da morte.
d) a coincidência da morte com o máximo de intensidade vital.
e) a capacidade, própria da poesia, de eliminar a dor.
3. "A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil"
Este é um fragmento do conhecido poema de Manuel Bandeira. O livro em que se encontra é modernista, rico de coloquialismo, ironia e humor trágico. Qual das alternativas traz o título do livro e o do poema a que pertencem os versos citados?
a) Libertinagem - "Evocação do Recife";
b) Carnaval - "Toante";
c) Libertinagem - "Poética";
d) Ritmo Dissoluto - "Meninos carvoeiros";
e) Ritmo Dissoluto - "Na rua do sabão".
4. " Não há temas poéticos. Não há épocas poéticas. O que realmente existe é o subconsciente enviando à inteligência telegramas e mais telegramas (...) A inspiração parece um telegrama cifrado, que a atividade inconsciente envia à atividade consciente, que o traduz".
Esse trecho, de importante ensaio de___________, revela nítida semelhança com as propostas de um dos movimentos de vanguarda europeu,____________.
a) Mário de Andrade - o surrealismo
b) Graça Aranha - o cubismo
c) Oswald de Andrade - o futurismo
d) Haroldo de Campos - o concretismo
e) Décio Pignatari - a poesia Práxis
5.I - "Está fundado o desvairismo."
II - "Tupi, or not Tupi that is the question."
III - "Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."
Os períodos acima expressam idéias próprias da primeira geração modernista.
Seus autores são, respectivamente:
a) Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia e Cassiano Ricardo.
b) Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo e Mário de Andrade.
c) Raul Bopp, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.
d) Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Mário de Andrade.
e) Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira.
6.E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra.
(Mário de Andrade)
Assinale a alternativa na qual aparece um fato cultural que não se encaixa no período mencionado acima.
a) A exposição de trabalhos de Anita Malfatti, criticada por Monteiro Lobato.
b) O Verde-Amarelismo.
c) O Manifesto Pau-Brasil.
d) As duas "dentições" da REVISTA DE ANTROPOFAGIA.
e) A revista KLAXON.
7..A respeito de Manuel Bandeira, é INCORRETO afirmar que:
a) assumiu, desde seus primeiros versos, uma postura claramente modernista.
b) alguns de seus grandes poemas têm como temática a morte, de uma forma tranqüila e resignada.
c) em POÉTICA, expôs uma posição a respeito da poesia moderna.
d) EVOCAÇÃO DO RECIFE é um poema no qual apresenta uma tendência saudosista.
e) em VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA, poema escrito em redondilhas, demonstra certo escapismo, presente em outros de seus poemas.
8.O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado
a) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.
b) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.
c) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.
d) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.
e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.
9. Na primeira fase do Modernismo no Brasil,
a) propuseram-se idéias e obras revolucionárias, como MACUNAÍMA e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR.
b) impuseram-se os nomes pioneiros de Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e Coelho Neto.
c) promoveu-se o surgimento de ficcionistas renovadores, mas em nada foi afetada a linguagem dos poetas.
d) propiciou-se a renovação da literatura, não ocorrendo o mesmo com a música e a pintura.
e) firmou-se uma nova tendência do romance regionalista, com Graciliano Ramos e José Lins do Rego.
10. O CAPOEIRA
- Qué apanha sordado?
- O quê?
- Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada
.Estão presentes no poema anterior, de Oswald de Andrade, os seguintes recursos de sua poética:
a) instantâneo da realidade e transcrição de fala.
b) humor irônico e paródia do parnasianismo.
c) ironia melancólica e instantâneo da realidade.
d) transcrição de fala e lirismo contido.
e) paródia de poema romântico e lirismo contido.
1."A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos".
Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas:
a invenção de uma nova língua, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses
a imitação do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira
a incorporação da fala brasileira à língua literária nacional
o repúdio à literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos à extrema correção
2. A poesia modernista sobretudo a da primeira fase (1922-1928):
faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista
incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores
enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica
confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário
3. Baseando-se no trecho abaixo responda obedecendo ao código:
Trem de ferro
"Café com pão / Café com pão / Café com pão / Virge Maria que foi isto maquinista" (Manuel Bandeira)
I - A significação do trecho provém da sugestão sonora.
II - O poeta utiliza expressões da fala popular brasileira
III - A temática e a estrutura do poema contrariam o programa poético do Modernismo.
se I, II e III forem corretas
se I e II forem corretas e III incorreta
se I,II e III forem incorreta
se I e II forem incorretas e apenas III correta
4. Assinale a alternativa que se refere a Graciliano Ramos:
fruto de uma reportagem de jornal, sua obra famosa - dramático libelo contra um crime de genocídio - aponta a existência de um país desenvolvido, no litoral, e outro abandonado, no meio rural
com uma juventude marcada pela partição partidária, sua obra, a princípio preocupada, abriu-se para um engajamento social de tom épico e lírico, com que descreve aspectos das camadas marginalizadas da sociedade baiana
autor de vasta obra, em grande parte memorialística, apresenta um apreciável painel de realidade do nordeste açucareiro, descrito em alguns romances vigorosos que mostram o drama da decadência dos velhos engenhos
autor de literatura regionalista de caráter universalizante, sua prisão, por motivos políticos, forneceu-lhe material para uma obra de denúncia do atraso cultural da sociedade brasileira e das iniqüidades do Estado Novo
5. A respeito de Oswald de Andrade, é incorreto afirmar que:
apesar de sua intensa participação na SAM, assumiu uma postura simpática em relação à poesia parnasiana
em Serafim Ponte Grande, rompe com a forma e com a estrutura tradicionais do romance brasileiro
O Rei da Vela, sua obra-prima em termos de dramaturgia, apresenta contundente crítica ao sistema burguês
desenvolveu uma poesia original, plena de humor e ironia, com uma linguagem do cotidiano, repleta de neologismos
6. O romance de Clarice Lispector:
filia-se à ficção romântica do século XIX, ao criar heroínas idealizadas e mitificar a figura da mulher
define-se como literatura feminista por excelência ao propor uma visão da mulher oprimida num universo masculino
prende-se à crítica de costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade urbana em transformação
renova, define e intensifica a tendência introspectiva de determinada corrente da ficção da segunda geração moderna
7. Atribuindo ao elemento gráfico uma função na estrutura do poema e dando por findo o ciclo histórico do verso como unidade formal, esse movimento concebe o poema, em sua forma visível, como objeto estético em si mesmo, e não mais como intérprete de objetos exteriores e sensações subjetivas. Chamou-se esse movimento de:
Expressionismo
Concretismo
Impressionismo
Simbolismo
8. No Mordenismo diversos nomes de autores estão vinculados a revistas e grupos a que pertenciam. Qual das seguintes relações está errada?
Mário de Andrade - "Klaxon"
Carlos Drummond de Andrade - "A Revista"
Cassiano Ricardo - "Antropofagia"
Plínio Salgado - "Anta"
9. Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se a postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente:
Romantismo e Modernismo
Parnasianismo e Simbolismo
Simbolismo e Modernismo
Barroco e Arcadismo
10. Todos os itens encerram conquistas definitivas do Modernismo para as novas gerações, exceto:
orientação da literatura num estilo nacionalista, de base humana e social
espírito amadorista e anarquista; o desprezo pela técnica de composição e estrutura
descentralização intelectual, através de grupos e movimentos com características próprias
busca da linguagem dinâmica, expressão do momento e da realidade nacional
11. Leia as proposições abaixo e marque as seqüências que completam a frase: "O grupo modernista com a SAM pretendeu..."
I - reagir aos movimentos literários anteriores
II - cultuar o índio como elemento característico de nossa civilização
III - repudiar a importação de idéias
IV - ver, no indianismo, o poético da lenda e do mito, elementos de autenticidade
V - expressar a velocidade, a vida febril, a aceleração do desenvolvimento
I, II e V
II, IV e V
I, II, IV
II, IV, e V
12. Leia as proposições abaixo e marque as seqüências que completam a frase: "No Modernismo constatamos..."
I - manifestação inicial na poesia, estendendo-se à prosa
II - reação ao regionalismo
III - culto à forma
IV - rompimento com a métrica tradicional
V - nacionalização de nossa literatura
I, II e IV estão corretas
II, III e IV estão incorretas
I, IV e V estão corretas
I, III e V estão incorretas
13. Sobre o Modernismo no Brasil é possível afirmar:
I - A SAM representa a consolidação oficial de um ideário estético
que se vinha pondo em prática desde o desaparecimento do
Parnasianismo, na 1ª década do século
II - O momento literário compreendido entre 1928 e 1939
caracteriza-se pelo predomínio da prosa de ficção. É quando se
ativa a produção literária de Graciliano Ramos, Jorge Amado e
José Lins do Rego
III - No período compreendido entre 1922 e 1928 — em que se processam
atitudes contestatórias a estéticas anteriores —, há um grande
surto de produção poética, ligada aos nomes de Oswald de
Andrade, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida
só a proposição I é correta
só a proposição II é correta
só a proposição III é correta
são corretas as proposições II e III
14. Excelente sonetista, é um dos poucos representantes da poesia sensual, erótica, com fortes imagens: "Nunca mulher nenhuma foi tão bela (...) / Essa mulher é um mundo! — uma cadela, / Talvez... — mas na moldura de uma cama (...)".
Oswald de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
Murilo Mendes
Vinicius de Moraes
15. Poeta que fala com humor e ironia da mediocridade da "vida besta" que preside o cotidiano e cuja obra (A Rosa do Povo, Claro Enigma) é marcada por vigoroso espírito de síntese e pelo sentido trágico da existência. Trata-se de:
Vinicius de Moraes
Carlos Drummond de Andrade
Mário de Andrade
Cecília Meireles
16. "Não faças versos sobre acontecimentos. / Não há criação ne morte perante a poesia / Diante dela, a vida é um sol estático, / Não aquece nem ilumina.". Uma das constantes na obra poética de Drummond é:
louvação do homem social
negativismo absoluto
violação e desintegração da palavra
questionamento da própria poesia
17. São obras do mesmo autor de Vidas Secas:
Jubiabá e Mar Morto
A Bagaceira e Saga
Angústia e São Bernardo
O Quinze e Caminho de Pedras
18. Em Vidas Secas, de Graciliano ramos, há uma aproximação entre:
homem e animal
criança e homem
natureza e homem
homem e mulher
19. A poesia modernista caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de:
versos regulares, metrificados, sem rima
versos brancos, sem metrificação regular, com estrofes
versos livres, sem metrificação regular, sem rima
versos irregulares, com rima, preferência ao soneto
20. O poema Os Sapos, de Manuel Bandeira, contém uma crítica à:
escola simbolista
escola parnasiana
escola realista
escola modernista
Gabarito Resposta
1. C
2. D
3. B
4. D
5. A
6. C
7. B
8. C
9. A
10. B
11. A
12. C
13. D
14. D
15. B
16. D
17. C
18. A
19. C
20. B
2° ANO
1.Em que caso a palavra destacada não tem valor de adjetivo?
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.
2.Quanto ao gênero, os adjetivos carioca, breve e só:
a) São todos comparativos.
b) São todos uniformes.
c) São uniformes os dois primeiros, e biformes o último.
d) São todos relativos.
e) São todos uniformes, assim como o adjetivo histórico.
3.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.
4.Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)
5.Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal
Gabarito:
1d – 2b – 3a – 4d – 5d
1. Assinale a alternativa em que o adjetivo que qualifica
o substantivo seja explicativo:
a) dia chuvoso;
b) água morna;
c) moça bonita;
d) fogo quente;
e) lua cheia.
2. Assinale a alternativa que contém o grupo de adjetivos gentílicos, relativos a “Japão”, “Três Corações” e “Moscou”:
a) Oriental, Tricardíaco, Moscovita;
b) Nipônico,Tricordiano, Soviético;
c) Japonês, Trêscoraçoense, Moscovita;
d) Nipônico, Tricordiano, Moscovita;
e) Oriental, Tricardíaco, Soviético.
3. Ainda sobre os adjetivos gentílicos, diz-se que quem nasce em “Lima”, “Buenos Aires” e “Jerusalém” é:
a) Limalho-Portenho-Jerusalense;
b) Limenho-Bonaerense-Hierosolimita;
c) Límio-Portenho-Jerusalita;
d) Limenho-Bonaerense-Jerusalita;
e) Limeiro-Bonaerense-Judeu;
4.No trecho “os jovens estão mais ágeis que seus pais”, temos:
a) um superlativo relativo de superioridade;
b) um comparativo de superioridade;
c) um superlativo absoluto;
d) um comparativo de igualdade.
e) um superlativo analítico de ágil.
5. Relacione a 1ª coluna à 2ª:
1 - água de chuva ( ) Fluvial
2 - olho de gato ( ) Angelical
3 - água de rio ( ) Felino
4 - Cara-de-anjo ( ) Pluvial
Assim temos:
a) 1 – 4 – 2 – 3;
b) 3 – 2 – 1 – 4;
c) 3 – 1 – 2 – 4;
d) 3 – 4 – 2 – 1;
e) 4 – 3 – 1 – 2.
6. Nas orações “Esse livro é melhor que aquele” e “Este livro é mais lindo que aquele”, Há os graus comparativos:
a) de superioridade, respectivamente sintético e analítico;
b) de superioridade, ambos analíticos;
c) de superioridade, ambos sintéticos;
d) relativos;
e) superlativos.
7. Selecione a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase apresentada:
“Os acidentados foram encaminhados a diferentes clínicas ____________________” .
a) médicas-cirúrgicas;
b) médica-cirúrgicas;
c) médico-cirúrgicas;
d) médicos-cirúrgicas;
e) médica-cirúrgicos.
8. Sabe-se que a posição do adjetivo, em relação ao substantivo, pode ou não mudar o sentido do enunciado. Assim, nas frases “Ele é um homem pobre” e “Ele é um pobre homem”.
a) 1ª fala de um sem recursos materiais; a 2ª fala de um homem infeliz;
b) a 1ª fala de um homem infeliz; a 2ª fala de um homem sem recursos materiais;
c) em ambos os casos, o homem é apenas infeliz, sem fazer referência a questões materiais;
d) em ambos os casos o homem é apenas desprovido de recursos;
e) o homem é infeliz e desprovido de recursos materiais, em ambas.
9.O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é:
a) hibernal - de inverno;
b) filatélico - de folhas;
c) discente - de alunos;
d) docente - de professor;
e) onírico - de sonho.
10. Assinale a alternativa em que todos os adjetivos têm uma só forma para os dois gêneros:
a) andaluz, hindu, comum;
b) europeu, cortês, feliz;
c) fofo, incolor, cru;
d) superior, agrícola, namorador;
e) exemplar, fácil, simples.
GABARITO
1. D
2. D
3. B
4. B
5. D
6. A
7. C
8. A
9. B
10. E
GRAU DO ADJETIVO
Enquanto o grau do substantivo exprime basicamente o tamanho dos seres, o grau do adjetivo exprime a intensidade das qualidades dos seres, pois a qualidade é um aspecto das coisa que não é material, não tem forma, não tem estrutura física.
São dois, os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo.
1. Grau Comparativo.
Como o nome está dizendo, o grau comparativo exprime a comparação entre a qualidade de dois seres, que pode ser igual, maior ou menor. Observe os exemplos:
Pedro é tão inteligente quanto João.
Pedro é mais inteligente do que João.
Pedro é menos inteligente do que João.
Nos exemplos dados, podemos perceber que o adjetivo inteligente é o centro da idéia de comparação entre duas pessoas. O grau comparativo também pode comparar duas qualidades que julgamos existir em um mesmo ser. Veja:
João é tão inteligente quanto estudioso.
João é mais inteligente do que estudioso.
João é menos inteligente do que estudioso.
Como você pode verificar, o grau comparativo sempre será analítico, uma vez que na sua formação entram um adjetivo e uma das expressões:
. tão ……………… quanto ……(comparativo de igualdade)
. mais …………… do que …… (comparativo de superioridade)
. menos ………… do que …… (comparativo de inferioridade)
Existem adjetivos que possuem uma forma sintética para expressar o grau comparativo. Exemplos:
Bom – melhor – superior Mau – pior – inferior Grande – maior – superior Pequeno – menor
Na construção das frases em português, deve-se verificar a elegância do que está sendo escrito ou dito. No caso de uso dos adjetivos acima, as frases construídas no modo tradicional estão corretas. Entretanto, soa esquisito aos ouvidos, uma vez que a língua possui o recurso sintético. Veja:
João é menos bom que o irmão, em Matemática. João é pior que o irmão, em Matemática.
O Sol é mais grande do que a Terra. O Sol é maior que a Terra.
O mar Morto é mais pequeno que o Mar Mediterrâneo. O Mar Morto é menor que o Mar Mediterrâneo.
Vamos exercitar.
A. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:
1. comparativo de igualdade
2. comparativo de superioridade
3. comparativo de inferioridade
a. ( ) Seu irmão é menos corajoso que você.
b. ( ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.
c. ( ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.
d. ( ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.
e. ( ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.
f. ( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
g.( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
B.Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.
a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.
b. Esta sala é mais pequena do que a outra.
c. Este tecido é mais bom do que aquele.
RESPOSTAS
GABARITO
Questão 1: a.( 3 ) b.( 1 ) c.( 2 ) d.( 2 ) e.( 1 ) f.( 3 ) g.( 1 )
Questão 2: a) …. é pior que …… b) ….. é menor que ….. c) ….. é melhor que ……