TIPOS E GÊNEROS LITERÁRIOS

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS


Tipologia Textual

1. Narração
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.

2. Descrição
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.

3. Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.

3.1 Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia idéias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.  Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais,  etc.

3.1 Dissertação-Argumentação
Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.

4. Injunção/Instrucional
Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas, cartões com votos e desejos (de natal, aniversário, etc.).

OBS: Os tipos listados acima são um consenso entre os gramáticos. Muitos consideram também que o tipo Predição possui características suficientes para ser definido como tipo textual, e alguns outros possuem o mesmo entendimento para o tipo Dialogal.

5. Predição
Caracterizado por predizer algo ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, a qual ainda estar por ocorrer. É o tipo predominante nos gêneros: previsões astrológicas, previsões meteorológicas, previsões escatológicas/apocalípticas.

6. Dialogal / Conversacional
Caracteriza-se pelo diálogo entre os interlocutores. É o tipo predominante nos gêneros: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.


Gêneros textuais

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Exemplos:


Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores. Quando se trata de "carta pessoal", a presença de aspectos narrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.

Propaganda: é um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.

Bula de remédio: é um gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.

Receita: é um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga corretamente as instruções.

Tutorial: é um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade explicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada, como fazer algo.

Editorial: é um gênero textual dissertativo-argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.

Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.

Reportagem: é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

Entrevista: é um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto. Geralmente envolve também aspectos dissertativo-expositivos, especialmente quando se trata de entrevista a imprensa ou entrevista jornalística. Mas pode também envolver aspectos narrativos, como na entrevista de emprego, ou aspectos descritivos, como na entrevista médica.  

História em quadrinhos: é um gênero narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

Charge: é um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.

Poema: trabalho elaborado e estruturado em versos. Além dos versos, pode ser estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua composição. Pode ou não ser poético. Dependendo de sua estrutura, pode receber classificações específicas, como haicai, soneto, epopeia, poema figurado, dramático, etc. Em geral, a presença de aspectos narrativos e descritivos são mais frequentes neste gênero.

Poesia: é o conteúdo capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem , ou seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado como poético (até mesmo uma peça ou um filme podem ser assim considerados). Um subgênero é a prosa poética, marcada pela tipologia dialogal.


Gêneros literários:

·  Gênero Narrativo:
Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos, o gênero épico passou a ser considerado apenas uma variante do gênero literário narrativo, devido ao surgimento de concepções de prosa com características diferentes: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem? o que? quando? onde? por quê? Vejamos a seguir:

Épico (ou Epopeia): os textos épicos são geralmente longos e narram histórias de um povo ou de uma nação, envolvem aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos, etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos. Dois exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, e Odisséia, de Homero.

Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos e de caráter mais  verossímil.  Também conta as façanhas de um herói, mas principalmente uma história de amor vivida por ele e uma mulher, muitas vezes, “proibida” para ele. Apesar dos obstáculos que o separam, o casal vive sua paixão proibida, física, adúltera, pecaminosa e, por isso, costuma ser punido no final. É o tipo de narrativa mais comum na Idade Média. Ex: Tristão e Isolda.

Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.

Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores. Inicialmente, fazia parte da literatura oral. Boccacio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão. Diversos tipos do gênero textual conto surgiram na tipologia textual narrativa: conto de fadas, que envolve personagens do mundo da fantasia; contos de aventura, que envolvem personagens em um contexto mais próximo da realidade; contos folclóricos (conto popular); contos de terror ou assombração, que se desenrolam em um contexto sombrio e objetivam causar medo no expectador; contos de mistério, que envolvem o suspense e a solução de um mistério. 

Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil. As personagens principais são não humanos e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.

Crônica: é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV..

Crônica narrativo-descritiva: Apresenta alternância entre os momentos narrativos e manifestos descritivos.

Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. Exemplo: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e Ensaio  sobre a tolerância, de John Locke.


·  Gênero Dramático:
Trata-se do texto escrito para ser encenado no teatro. Nesse tipo de texto, não há um narrador contando a história. Ela “acontece” no palco, ou seja, é representada por atores, que assumem os papéis das personagens nas cenas.

Tragédia: é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror. Aristóteles afirmava que a tragédia era "uma representação duma ação grave, de alguma extensão e completa, em linguagem figurada, com atores agindo, não narrando, inspirando dó e terror". Ex: Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Farsa: é uma pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que critica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino ridendo castigat mores (rindo, castigam-se os costumes). A farsa consiste no exagero do cômico, graças ao emprego de processos grosseiros, como o absurdo, as incongruências, os equívocos, os enganos, a caricatura, o humor primário, as situações ridículas.

Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil. Sua origem grega está ligada às festas populares.

Tragicomédia: modalidade em que se misturam elementos trágicos e cômicos. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginário.

Poesia de cordel: texto tipicamente brasileiro em que se retrata, com forte apelo linguístico e cultural nordestinos, fatos diversos da sociedade e da realidade vivida por este povo.

·  Gênero Lírico:
É certo tipo de texto no qual um eu lírico (a voz que fala no poema e que nem sempre corresponde à do autor) exprime suas emoções, ideias e impressões em face do mundo exterior. Normalmente os pronomes e os verbos estão em 1ª pessoa e há o predomínio da função emotiva da linguagem.

Elegia: é um texto de exaltação à morte de alguém, sendo que a morte é elevada como o ponto máximo do texto. O emissor expressa tristeza, saudade, ciúme, decepção, desejo de morte. É um poema melancólico. Um bom exemplo é a peça Roan e yufa, de william shakespeare.

Epitalâmia: é um texto relativo às noites nupciais líricas, ou seja, noites românticas com poemas e cantigas. Um bom exemplo de epitalâmia é a peça Romeu e Julieta nas noites nupciais.

Ode (ou hino): é o poema lírico em que o emissor faz uma homenagem à pátria (e aos seus símbolos), às divindades, à mulher amada, ou a alguém ou algo importante para ele. O hino é uma ode com acompanhamento musical;

Idílio (ou écloga): é o poema lírico em que o emissor expressa uma homenagem à natureza, às  belezas e às riquezas que ela dá ao homem. É o poema bucólico, ou seja, que expressa o desejo de desfrutar de tais belezas e riquezas ao lado da amada (pastora), que enriquece ainda mais a paisagem, espaço ideal para a paixão. A écloga é um idílio com diálogos (muito rara);

Sátira: é o poema lírico em que o emissor faz uma crítica a alguém ou a algo, em tom sério ou irônico.

Acalanto: ou canção de ninar;

Acróstico: (akros = extremidade; stikos = linha), composição lírica na qual as letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase;

Balada: uma das mais primitivas manifestações poéticas, são cantigas de amigo (elegias) com ritmo característico e refrão vocal que se destinam à dança;

Canção (ou Cantiga, Trova): poema oral com acompanhamento musical;

Gazal (ou Gazel): poesia amorosa dos persas e árabes; odes do oriente médio;

Haicai: expressão japonesa que significa “versos cômicos” (=sátira). E o poema japonês formado de três versos que somam 17 sílabas assim distribuídas: 1° verso= 5 sílabas; 2° verso = 7 sílabas; 3° verso 5 sílabas;

Soneto: é um texto em poesia com 14 versos, dividido em dois quartetos e dois tercetos, com rima geralmente em a-ba-b a-b-b-a c-d-c d-c-d.

Vilancete: são as cantigas de autoria dos poetas vilões (cantigas de escárnio e de maldizer); satíricas, portanto.       




 LITERATURA



A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo.

O texto literário se organiza em gêneros literários.

Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.

Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos; os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc.

Gênero lírico

O gênero lírico é o texto onde há a manifestação de um eu lírico, esse expressa suas emoções, idéias, mundo interior ante o mundo exterior. São textos subjetivos, normalmente os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada.

O lirismo é muito identificado nas poesias, mas quando a poesia é encenada em palco ela pode receber do emissor e da pessoa que interpreta o texto um certo grau de dramaticidade. O gênero narrativo pode ter sua história adaptada para uma encenação em teatro, tv e cinema.

Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro
Os pulsos e os punhos cortados
E o resto do meu corpo inteiro.
(Titãs)

Gênero épico

Nos textos que pertencem ao gênero épico há a presença de um narrador que conta uma história que envolve terceiros.
Os textos épicos narram a história de um povo ou de uma nação, geralmente são textos longos envolvendo viagens, guerras, aventuras, gestos heróicos e há exaltação de heróis e seus feitos.
O gênero narrativo apresenta enredo, que é o conjunto de fatos encadeados; personagens, seres que vivem os fatos narrados e descritos, nesta relação de elementos há o diálogos e o tempo. No gênero dramático, o texto só atinge o seu objetivo quando encenado no palco.

Gênero dramático

O gênero dramático expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. Os textos que são produzidos com o intuito de serem dramatizados pertencem ao gênero dramático, assim, os atores fazem o papel das personagens. ( teatro) O gênero dramático apresenta uma história que é contada por um narrador e vivida pelos atores que representam as personagens. Há um espaço(cenário), as descrições sobre o cenário ficam em segundo plano, e o interesse do receptor pelo desfecho da história é acentuado conforme o “clímax” do roteiro.
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/os-generos-literarios.htm http://www.infoescola.com/literatura/generos-literarios/
Ft22lusiadasestruturasexternaeinterna 100227104253-phpapp01
View more documents from aquariamel.
</div> http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_409173.shtml


I-NARRAÇÃO -
 Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado: onde ? | quando? --- FATO --- com quem? | como?

A representação acima quer dizer que, todas as vezes que uma história é contada (é NARRADA), o narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com quem ocorreu o episódio.
 É por isso que numa narração predomina a AÇÃO: o texto narrativo é um conjunto de ações; assim sendo, maioria dos VERBOS que compõem esse tipo de texto são os VERBOS DE AÇÃO. 
O conjunto de ações que compõem o texto narrativo, ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto, recebe o nome de ENREDO. 
 As ações contidas no texto narrativo são praticadas pelas PERSONAGENS, que são justamente as pessoas envolvidas no episódio que está sendo contado ("com quem?" do quadro acima). 
As personagens são identificadas (=nomeadas) no texto narrativo pelos SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS.
 Quando o narrador conta um episódio, às vezes( mesmo sem querer) ele acaba contando "onde" (=em que lugar) as ações do enredo foram realizadas pelas personagens.
O lugar onde ocorre uma ação ou ações é chamado de ESPAÇO, representado no texto pelos ADVÉRBIOS DE LUGAR.
Além de contar onde , o narrador também pode esclarecer "quando" ocorreram as ações da história.
 Esse elemento da narrativa é o TEMPO, representado no texto narrativo através dos tempos verbais, mas principalmente pelos ADVÉRBIOS DE TEMPO. 
É o tempo que ordena as ações no texto narrativo: é ele que indica ao leitor "como" o fato narrado aconteceu.
A história contada, por isso, passa por uma INTRODUÇÃO (parte inicial da história, também chamada de prólogo), pelo DESENVOLVIMENTO do enredo (é a história propriamente dita, o meio, o "miolo" da narrativa, também chamada de trama) e termina com a CONCLUSÃO da história (é o final ou epílogo).

Aquele que conta a história é o NARRADOR, que pode ser PESSOAL (narra em 1a pessoa : EU...) ou IMPESSOAL (narra em 3a. pessoa: ELE...). Assim, o texto narrativo é sempre estruturado por verbos de ação, por advérbios de tempo, por advérbios de lugar e pelos substantivos que nomeiam as personagens, que são os agentes do texto, ou seja, aquelas pessoas que fazem as ações expressas pelos verbos, formando uma rede: a própria história contada.

II - DESCRIÇÃO
Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. 
Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras. No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS. Ex. O pássaro é azul . 1-Caractarizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica: azul / O verbo que liga 1 com 2 : é Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas, concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descreve e que se referem às características não-físicas do caracterizado). Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (carcterização subjetiva).

 Dissertação


Dissertação expositiva e argumentativa

Dissertação expositiva e argumentativa
A dissertação pode ser feita de maneira expositiva ou argumentativa.
Expositiva 
A dissertação é expositiva quando há a abordagem de uma verdade indiscutível. O texto oferece um conhecimento ou informação sobre o assunto através da exposição de idéias, não tomando uma posição sobre elas.
Argumentativa 
A dissertação argumentativa é aquela que aborda o assunto com uma visão crítica, onde o autor defende o seu ponto de vista, buscando sempre convencer o leitor através de evidências, juízos, provas e opiniões relevantes.
Dissertação é um texto que se caracteriza pela exposição, defesa de uma ideia que será analisada e discutida a partir de um ponto de vista. Para tal defesa o autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, os quais utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas idéias.
Organiza-se, geralmente, em três partes:




  • Introdução - onde você explicita o assunto a ser discutido, com a apresentação de uma ideia ou de um ponto de vista que pretende defender.
  • Desenvolvimento ou argumentação - em que irá desenvolver seu ponto de vista. Para isso, deve argumentar, fornecer dados, trabalhar exemplos, se necessário.
  • Conclusão - em que dará um fecho coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, a conclusão é uma retomada da ideia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma mais conclusiva, onde não deve aparecer nenhuma idéia nova, uma vez que você está fechando o texto.
  • O texto dissertativo argumentativo destina-se ao chamado "leitor universal", ou seja, a qualquer pessoa que tenha acesso a ele. Devem ser textos abrangendo conceitos amplos, genéricos, evitando particularizar situações. As construções mais adequadas, procurando evitar-se a 1 pessoa do singular, seriam:
                    "Notamos que grande parte dos brasileiros..."
                    "Observa-se que uma parcela da população..."
    Modelo de uma redação considerada entre as melhores, pela correção Fuvest, Vestibular 2004. Para ler outras escolhidas, vá ao endereço:http://www.fuvest.br/vest2004/bestred/bestred.stm


  • http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2008/06/caractersticas-das-cantigas-de-amigo.html

    Gêneros Textuais


    O que é um gênero textual?

    Gênero textual é a diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade. Cotidianamente, em nossas atividades comunicativas, são incontáveis às vezes em que não somente lemos textos diversos, como também produzimos ou ouvimos enunciados, tais como: escrevi um bilhete, recebi um email, achei um anuncio interessante, o artigo apresenta argumentos consistentes, fiz um resumo do livro, a poesia é tão linda, li o conto, a piada foi mesmo engraçada, que tirinha legal, a lista é numerosa.
    A lista de gêneros textuais é mesmo numerosa, eles existem em grande quantidade. Eles são dinâmicos e sofrem alterações na sua constituição, e isso, resulta em gêneros. Basta pensar no email ou no blog, prática social e comunicativas decorrentes das variações da carta e do diário, propiciadas pelas recentes invenções tecnológicas.
    Os gêneros textuais são constituídos de um determinado modo, com certa função, em dadas esferas de atuação humana.
    Os gêneros textuais não são instrumentos rígidos e estanques. Eles não se definem por sua forma, mas por sua função. Assim, um gênero pode assumir a forma de outro e, ainda assim, continuar pertencendo àquele gênero. Esse fenômeno alusivo a hibridização ou mescla de gêneros de intertextualidade intergêneros (cf. Marcuschi, 2002;31).
    Dessa forma, uma tirinha pode ter a forma de receita, uma charge pode ter a forma de um problema matemático, o anúncio pode ter a forma de um telegrama, uma propaganda pode ter a forma de um testamento ou de um caça-palavra.

    O que é um tipo textual?
    Enquanto o número de gêneros textuais numa determinada sociedade é, em princípio, ilimitado, ampliando-se de acordo com os avanços culturais e tecnológicos, o número de tipos textuais é limitado.
    Os gêneros textuais são formados por sequencias diferenciadas denominadas tipos textuais. Marcuschi, 2002;23 afirma que os “tipos textuais constituem sequencias linguísticas ou sequencias de enunciados, e não são textos empíricos.”
    Teoricamente, os tipos textuais são desiguinados como: narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos, ou injuntivos.
    Os gêneros textuais podem ser constituídos por um ou mais tipos textuais, e a presença de vários tipos textuais em um gênero é denominada de heterogeneidade tipológica.

    Tipos textuais

    Em linguística, tipos textuais referem-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admitem-se cinco tipos textuais, a saber: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
    A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um “clímax” em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.
    A argumentação esta presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. Dão os chamados textos dissertativos.
    A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
    Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros textuais.
    Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.
    É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Os gêneros textuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, email, artigos, entrevistas, discursos, etc.
    Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

    Domínios discursivos e gêneros textuais
    Os gêneros textuais situam-se em domínios discursivos que produzem contextos e situações práticas sociodiscursivas. Uma esfera social ou institucional na qual se dão práticas que organizam formas de comunicação e respectivas formas de compreensão.
    Os domínios discursivos produzem modelos de ação comunicativa que se estabilizam e se transmitem de geração em geração com propósitos e efeitos definidos e claros.
    É justamente pelas distintas práticas sociais desenvolvidas nos diversos domínios discursivos que sabemos que nosso comportamento discursivo num circo não pode ser o mesmo que numa igreja e que nossa produção textual na Universidade e numa revista de variedades não será a mesma.
    Os domínios discursivos operam como enquadres globais de superordenação comunicativa que resultam nesse domínio.
    A riqueza e a variedade dos gêneros textuais são infinitas bakthin (2000).

    Quadro de alguns gêneros textuais por domínios discursivos e modalidades.



    Domínios discursivos
    Modalidades de uso da língua
    Escrita
    Oralidade
    Científico
    Artigo científico
    Verbete de enciclopédia
    Notas de aula
    Notas de rodapé
    Tese
    Dissertação
    Tabelas
    Mapas
    Gráficos
    Resumo
    Resenha
    Biografia
    Cronograma de trabalho
    Autobiografia
    Manuais de ensino
    Curriculum vitae
    Conferências
    Debates
    Discussões
    Exposições
    Comunicações
    Aulas
    Seminários
    Jornalístico
    Editoriais
    Notícias
    Reportagens
    Artigo de opinião
    Entrevista
    Anúncios
    Cartas ao leitor
    Resumo de novela
    Reclamações
    Capa de revista
    Expediente
    Errata
    Charge
    Programação semanal
    Agenda de viagem
    Roteiro de viagem
    Entrevistas
    Notícias de radio e TV
    Reportagem ao vivo
    Comentários
    Discussões
    Debates
    Apresentações
    Religioso
    Orações
    Rezas
    Catecismo
    Homilias
    Cânticos religiosos
    Sermões
    Confissões
    Rezas
    Cantorias e Orações
    Lamentações
    Benzeções
    Saúde
    Receita médica
    Bula de remédio
    Parecer médico
    Consulta
    Entrevista médica
    Conselho médico
    Comercial
    Rótulo
    Nota de venda
    Fatura
    Nota de compra
    Anúncio
    Comprovante de pagamento
    Nota promissória
    Nota fiscal
    Boleto
    Logomarca
    Comprovante de renda

    Industrial
    Instruções de monstagem
    Descrição de obras
    Código de barras
    Avisos
    Ordens
    Intrucional
    Receitas caseiras
    Receitas culinárias
    Manuais de intrução
    Regras de jogo
    Regulamentos
    Contratos
    Horóscopos
    Formulários
    Editais
    Advertência
    Glossário
    Verbete
    Placa
    Mapa
    Catálogo
    Papel timbrado
    Diploma
    Certificado de curso
    Aulas em video
    Jurídico
    Contratos
    Leis
    Regimentos
    Estatutos
    Certidões
    Atestados
    Certificados
    Diplomas normas
    Regras parecer
    Boletim de ocorrência
    Edital de convocação
    Aviso de licitação
    Documentos pessoais
    Requerimentos
    Autorização de funcionamento
    Tomada de depoimento
    Declarações


    Publicitário
    Propagandas
    Publicidades
    Anúncios
    Cartazes
    Folhetos
    Logomarca
    Endereço postal
    Endereço eletrônico
    Publicidade na TV
    Publicidade no rádio
    Lazer
    Piadas
    Jogos
    Adivinhas
    Histórias em quadrinhos
    Palavras cruzadas
    Caça-palavras
    Fofoca
    Piadas
    Adivinhas
    Jogos teatrais
    Interpessoal
    Cartas pessoais
    Cartas comercial
    Cartas abertas
    Cartas do leitor
    Cartas oficiais
    Carta convite
    Bilhetes
    Atas
    Telegramas
    Memorandos
    Boletins
    Relatos
    Agradecimentos
    Convites
    Informes
    Advertências
    Recados
    Conversações espontâneas
    Telefonemas
    Bate-papo
    Convites
    Agradecimentos
    Advertências
    Avisos
    ameaças
    Militar
    Advertência
    Ordem do dia
    Ficcional
    Poemas
    Contos
    Mito
    Peça de teatro
    Lenda
    Parlenda
    Fábula
    Romances
    Dramas
    Crônicas
    Fábulas
    Contos
    Lendas
    Poemas
    Declarações
    encenações


    Suporte textual
    Suporte textual tem a ver centralmente com a idéia de um portador do texto, na qual o gênero textual se fixa.
    Intuitivamente, entendemos como suporte de um gênero textual, um lócus físico ou virtual com formato específico que serve de fixação do gênero materializado como texto.
    Numa definição sumária pode-se dizer que suporte de um gênero textual é uma superfície física em formato especifico que suporta, fixa e mostra um texto.
    Suporte convencional e suporte incidental
    Há suportes que foram elaborados por terem a função específica de portarem ou fixarem textos, esses chamados de suportes convencionais.
    Outros operam como suportes ocasionais ou eventuais, que chamaremos de suportes incidentais.
    Alguns exemplos de suportes convencionais
    Revistas
    Livros
    Jornal
    Outdoor
    Folha de papel
    Painel
    Cartolina
    Radio
    Televisão
    Telefone
    Quadro de avisos
    Encarte
    Folder
    Luminosos
    Faixas
    Alguns exemplos de suporte incidental
    Corpo humano
    Vasos de barro
    Túmulos
    Embalagens
    Rotulo
    Receitas
    Para-choque de caminhão
    Roupas
    Paredes
    Muros
    Calçadas
    Fachadas
    Janelas de ônibus
    Veículos

    Trava-Línguas
    É uma brincadeira, com frases complicadas, que devem ser pronunciadas de maneira rápida, sem engasgar ou travar a língua. Na poesia infantil, o trava-língua ocupa o papel de desafio lúdico para crianças que estão em fase de desenvolvimento verbal.


    Biografia
    É uma narração feita por alguém sobre a vida e obra de outra pessoa. Esse tipo de texto exige veracidade dos dados que são ordenados cronologicamente.
    Acróstico
    Composição poética, na qual o conjunto das letras iniciais dos versos compõe verticalmente uma palavras ou frase.
    Adivinhações ou adivinha
    Brincadeira que consiste na proposição de enigmas fáceis para serem decifrados. São textos curtos que exigem raciocínio e, em geral, são iniciados pela expressão: O que é, o que é?



    Receita culinária
    Texto com a função de informar a lista de ingredientes a serem utilizados para preparar um alimento desejado. Ainda tem com função instruir como fazer o alimento.
    Bilhete
    O bilhete é uma mensagem curta, trocada entre as pessoas para pedir, agradecer, oferecer, informar ou perguntar. O bilhete é composto geralmente por:
    Nome do destinatário
    Mensagem
    Despedida e nome do remetente
    Data


    Poema
    Texto literário geralmente escrito na forma vertical disposto no papel de varias maneiras. Tem com característica marcante o ritmo e a rima, mas não obrigatoriamente. Usado para expressar sentimentos, emoções e visões diversas da realidade.
    Conto de fada
    Narrativa com tendência para magia e encantamento. As transformações ocorridas são produzidas por seres encantados dotados de poderes: fadas, magos, duendes...
    Tem com característica a demarcação do tempo no início do parágrafo de forma imprecisa: “Era uma vez...”. “Certa vez...”, Frequentemente usa-se a expressão “E foram felizes para sempre”.
     Ficha de identificação de animais
    Uma ficha de identificação de animais apresenta informações científicas sobre o animal. Para facilitar a consulta de informações, a ficha é dividida em itens.



    História em quadrinhos
    É um texto narrativo; algumas histórias são contadas somente por meio das imagens, outras imagens e palavras. Quem vivencia os acontecimentos da história são os personagens e os acontecimentos apresentados em sequência, quadro a quadro, de acordo com a ordem dos fatos.
    fábula
    A fábula é uma história curta. As personagens são animais que agem como seres humanos. No final do texto, é apresentada uma moral, um ensinamento.


    reportagem
    Um noticiário desenvolvido sobre algum assunto.
    Charada
    Textos contendo adivinhação de uma palavra com auxílio  do significado de cada uma de suas sílabas.


    Receita médica
    Texto com prescrição medica para usar determinado medicamento.
    Música
    É um texto que combina sons de maneira agradável ao ouvido.


    Aviso
    Pequeno texto para fazer ciente, informar-se, transmitir ordens.
    Convite
    Mensagem oral ou escrita para formalizar esse ato, de convidar.
    Existem vários tipos de convite:
    Aniversário
    Casamento
    Desfile
    Palestra
    Shows
    Festas escolares entre outros.
    Cartão
    Texto breve para expressarmos nosso carinho a alguém.


    Propaganda
    Texto com a finalidade de persuadir o consumidor a adquirir determinado produto, utiliza frases curtas e explora a linguagem.
    Rótulo
    Pequeno impresso que se cola em embalagens e recipientes.
    Diálogo
    São narrativas em prosa organizadas em parágrafos e apresenta um conversa entre personagens.
    A fala de cada personagens é indicada por um travessão no início do parágrafo.
    Bula de remédio
    Texto com forma padronizada de linguagem objetiva e com terminologia específica da farmacologia.
    Tem função de instruir e informar o paciente quanto ao uso do medicamento, data de validade, ação esperada, contraindicações, precauções, efeito colaterais e dosagem.


    Charge
    Texto com sátira de um acontecimento, geralmente político. Para ter uma boa compreensão da charge é necessário que o leitor tenha conhecimento dos fatos atuais que estão em destaque na charge.
    Cartum
    Texto não verbal, publicado geralmente em jornais e revistas.
    Paródia
    Imitação satírica de uma composição literária ou musical.
    Anúncio
    Mensagem que comunica ao público as qualidades de algum produto ou serviço.
    Classificados
    É um texto curto que, geralmente aparecem as seguintes características:
    O que está sendo anunciado;
    As características do produto anunciado;
    O valor do produto;
    Contato (nome, endereço, telefone)
    É muito comum encontrarmos no suporte textual jornal.
    Cartaz
    Papel grande de anúncio, colocado em local público. Anúncio de uma peça ou filme em exibição.


    Trovinha
    Canção ligeira de caráter popular.
    Lenda
    Narração escrita ou oral, de caráter maravilhoso e fantasioso, tradição popular.
    Regras de jogo
    Normas que instrui ou determina o jogo.
    Horóscopo
    Predição acerca de uma pessoa, tirado de situação de certos astros na hora do nascimento das pessoas.
    Calendário
    Almanaque contendo o nome dos meses, datas e dias da semana.
    E-mail
    É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação (internet, intranet).




    Exercícios sobre estrutura, organização, tipologia e gêneros textuais I




    EXERCÍCIOS:
    1) Qual a tipologia textual do trecho apresentado abaixo?
    Dona Julieta chamou os filhos mais novos para uma conversa séria. Era uma manhã de domingo, o dia estava claro e ensolarado. Pediu a eles que compreendessem a situação do pai, que não tinha no momento condição de colocá-los em uma escola melhor.
    a) dissertação subjetiva
    b) descrição
    c) narração com alguns traços descritivos
    d) dissertação objetiva com alguns traços descritivos
    e) narração com alguns traços dissertativos
    2) Marque o texto com características narrativas.
    a) O ideal é que todos colaborem. Caso contrário, o Brasil continuará sem rumo.
    b) Rodrigo e Juliana estavam na sala, quando ocorreu a explosão.
    c) Ela tem olhos azuis e cabelos louros. Não parece brasileira.
    d) Minha casa tem dois andares. Os quartos ficam na parte de cima.
    e) A inteligência humana deve ser usada para o bem.
    3) Marque a afirmação correta em relação ao texto abaixo:
    “Senti tocar-me no ombro; era Lobo Neves. Encaramo-nos alguns instantes, mudos, inconsoláveis. Indaguei de Virgília, depois ficamos a conversar uma meia hora. No fim desse tempo, vieram trazer-lhe uma carta; ele leu-a, empalideceu muito e fechou-a com a mão trêmula.”
    (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
    a) É texto dissertativo com alguns elementos descritivos.
    b) Não se trata de texto narrativo, pois não há personagens.
    c) É um texto descritivo, com alguns elementos narrativos.
    d) O texto não apresenta personagem-narrador.
    e) Trata-se de uma narração, sem nenhum traço dissertativo.
    Enem 2013

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.portuguesxconcursos.com.br/2013/02/tipologia-textual-exercicios-resolvidos.html

    http://portugues.camerapro.com.br/teoria-da-comunicacao-roteiro-1-generos-textuais/




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário